O que é e quais são os benefícios da gestão de resultado

Todos os caminhos que traçamos tem como objetivo chegar em algum lugar, e todos os nossos projetos e trabalhos almejam resultados, e é deles que vamos falar neste texto. Para entender o que é e quais são os benefícios da gestão de resultado, podemos falar por onde ela começou.

A gestão de resultados é um modelo de administração de negócios que surgiu na década de 1950, na obra de Peter Drucker “The Practice of Management”. Ele faz com que todos os profissionais sejam responsáveis pelos resultados da empresa. Com o foco de todos em uma meta e não apenas em seus processos pessoais, é muito mais simples alcançá-la.

Conheça algumas características desse método.

Todos no mesmo barco

Neste modelo, todos que trabalham na empresa, independente da área, são os responsáveis por alcançar resultados produtivos e positivos. Todos participarão ativamente dos processos e escolhas no meio do percurso e definição dos objetivos. O foco sempre será o resultado e como chegar nele.

Além disso, todas as posições na empresa, das menores para as maiores, serão e se sentirão igualmente importantes. Isso resulta em um trabalho em equipe e gera menos individualidades e competições. Todos estão no mesmo barco remando para chegar no mesmo lugar.

Juntos um ao lado do outro, independente da hierarquia, todos terão um contato muito mais próximo, isso faz com que a troca de informações seja mais fluida e direta, melhorando a comunicação no ambiente de trabalho e a sua qualidade. Agora você já sabe a primeira parte de o que é e quais são os benefícios da gestão de resultado.

Só benefícios

Neste momento vamos para a segunda parte de o que é e quais são os benefícios da gestão de resultado. Com uma equipe unida e focada no mesmo objetivo, o clima da empresa se torna mais produtivo e positivo, e garante profissionais motivados e dedicados. É fundamental, ao aplicar esta gestão, saber como cada área pode ter maior sinergia para os profissionais atingirem os resultados esperados juntos.

Os benefícios começam quando a relação entre os funcionários se torna mais rápida e o compartilhamento de informações mais efetivo. Quando todos conversam e colaboram entre si, o trabalho corre de forma mais harmoniosa e é mais simples chegar ao objetivo proposto.

Como cada colaborador tem sua história e pode ensinar muito ao outro, há também uma troca de experiências muito valorosa na procura pelos resultados. E para isso dar certo é essencial planejar estrategicamente para que os objetivos da empresa estejam alinhados.

Benefícios da gestão de resultado

Transparência na gestão

Ao ler sobre o que é e quais são os benefícios da gestão de resultado, você viu que os objetivos são definidos em conjunto, mas o que isso significa? Significa que todos estão alinhados e interessados com aquele objetivo, pois eles o escolheram e trabalham ao máximo para que seja possível chegar a ele.

Quando escolhido, ele motiva a equipe a fazer um grande trabalho, assim é visível uma produtividade maior entre os colaboradores que se sentem pessoalmente responsáveis pelo sucesso de sua escolha. Esse método pode ser aplicado para melhorar todo o ambiente interno da empresa e dar qualidade às horas trabalhadas nela.

Você pode fazer muito mais por você e sua empresa

Se você quer crescer na sua empresa e aprender muito mais sobre modelos organizacionais e formas de liderança, conheça a RL & Associados. Nós temos cursos presenciais e a distância para você ascender profissionalmente e fazer a diferença tanto para si como na sua empresa. Conheça nossos cursos pelo site!