7 Dicas de como melhorar a capacidade de aprendizagem

Hoje em dia é muito difícil lidar com todas as atividades da rotina: trabalhar, estudar, tempo de deslocamento etc. Porém, aprender é algo que deve fazer parte do seu dia a dia. Mas, você deve estar se perguntando como melhorar a capacidade de aprendizagem em meio a tantas ocupações, né? Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar.

Dicas de como melhorar a capacidade de aprendizagem

#1 Faça conexões com as ideias

Ao invés de memorizar, muitas pessoas fazem conexões entre as ideias. Essa tática é conhecida como aprendizagem contextual. É necessário que cada pessoa adapte pelas conexões que se encaixam e fazem sentido para certos temas.

#2 Faça o papel de “ensinar”

Ensine o que você aprendeu para outras pessoas. Uma ótima forma de aprender, é ensinando. Apresente para algum amigo, alguém da família, para a turma da faculdade/escola ou até mesmo para alguém imaginário. Pesquisas apontam que os alunos recordam melhor quando precisam ensinar outra pessoa, em uma apresentação de trabalho, por exemplo. Tenha a expectativa de “ser o professor” no momento do seu estudo, pois já se colhe os benefícios.

#3 Exercite-se

A atividade física aumenta as sinapses do cérebro, aumentando as conexões que ajudam na formação de células extras. Com a atividade física, você transporta mais oxigênio e glicose para o seu cérebro, além de eliminar toxinas. Por isso, pratique atividades físicas com frequência, pois um corpo saudável implica em benefícios para a mente também.

#4 Alimentação saudável é essencial para um cérebro saudável

A falta de nutrientes e vitaminas pode influenciar drasticamente os resultados de aprendizagem. Por exemplo, alimentos ricos em açúcar produzem altos níveis de insulina no organismo, podendo causar irritabilidade e distúrbios de concentração.

#5 Tenha boas noites de sono

Ter boas noites de sono é algo crucial para melhorar a capacidade de aprendizagem. Dormir bem é muito importante, pois melhora a memória e o funcionamento do cérebro. É neste período que ocorre uma restauração do sistema nervoso central, que é quando os neurônios conseguem passar informações entre eles adequadamente. Após uma boa noite de sono, o cérebro consegue armazenar mais informações e a mente fica mais atenta e concentrada para o dia seguinte.

#6 Ganhe experiência na prática

Ler livros, fazer cursos presenciais e online e participar de palestras são essenciais para melhorar a capacidade de aprendizagem. Praticar de fato aquilo que se aprende aumenta muito a fixação das ideias. Faça o possível para adquirir aquilo que se aprende na teoria, aplicando na prática, seja no trabalho, na faculdade/escola e no seu dia a dia.

#7 Não pare, esteja sempre aprendendo

Nunca se acomode! Não deixe de estudar e de aprender assuntos diferentes, sejam assuntos e atividades que façam parte do seu dia a dia, ou algo que seja por hobby ou curiosidade. Manter o cérebro ativo é algo de extrema importância para melhorar a capacidade de aprendizagem.

Como melhorar a capacidade de aprendizagem

Conhecimento é tudo!

Pensando em fazer cursos para melhorar sua produtividade na vida pessoal e profissional? Com mais de 12 anos de experiência, a RL & Associados é uma empresa voltada a treinamentos como Excel, Excel Avançados, Liderança, Oratória, Six Sigma e muito mais, na modalidade EAD e presencial, com certificado após a conclusão. Visite o site e confira todos os cursos disponíveis, a carga horária, objetivos, conteúdo programático e pré-requisitos.