Como conseguir um estágio durante a faculdade?

Estou na faculdade, como conseguir um estágio?

A faculdade é uma parte muito importante da vida, são trabalhos em grupo, TCC, muitas noites em claro e várias responsabilidades. Mas muitos alunos ainda querem ingressar no mercado de trabalho, e o primeiro estágio é sempre uma porta de entrada para isso.

Porém, sempre resta a dúvida de como conseguir um estágio, há o nervosismo e medo de não saber por onde começar e é sempre bom receber conselhos sobre se dar bem e conseguir o tão desejado emprego. Por isso, daremos algumas.

Onde procurar um?

Antes de tudo, é importante saber onde procurar um estágio. Há muitos sites feitos para quem quer encontrar um emprego. É possível criar uma conta em todos eles e se inscrever nas vagas que estão dentro do seu interesse.

As redes sociais também podem ser uma excelente forma de encontrar um estágio, porque cada vez mais as empresas se abrem para possibilidades de achar candidatos pelo Facebook, Instagram entre outros. Isto é ainda mais válido para artistas que usam as mesmas como portfólio grande parte das vezes.

Então, mantenha suas redes atualizadas, pense em como elas estão agora e se um recrutador acharia seu perfil interessante. Um fotógrafo só coloca os melhores trabalhos em seu portfólio, da mesma forma que um pintor apenas expõe as suas melhores pinturas. Mostre a melhor parte de você em suas redes sociais.

Como conseguir um estágio durante a faculdade

Conheça a empresa

Ter informações sobre seu contratante pode ser um baita diferencial quando pensar em como conseguir o primeiro estágio. Saber o que as empresas exigem de um colaborador, suas funções, como trabalham e o que acreditam, são detalhes importantes e que podem fazer com que você seja contratado!

É bom tomar cuidado e entender o que as empresas exigem na sua área de interesse. Mesmo sem experiência, mostrar que entende da área é muito importante para não parecer perdido dentro de seu próprio curso, fale sobre o que você faz com amor e sempre seja sincero.

Pesquise ao máximo, garanta que você faz parte do que eles procuram e se prepare para a entrevista, pois entraremos agora nesta parte para que você encontre oportunidades de estágio e garanta sua vaga dos sonhos.

Saiba como se portar

Tomar cuidado com a forma que fala e como fala são aspectos importantes, tudo tem formas de serem ditas. Um autoconhecimento pode soar como arrogância com as palavras erradas. Fale sobre você, fique tranquilo e abrace o fato de que esta é uma oportunidade muito importante. As empresas gostam de quem demonstra interesse e sabe trabalhar em equipe no seu dia a dia.

Esteja preparado para todas as perguntas, tenha respostas inteligentes e rápidas. Antes de tudo, é importante lembrar de não mentir, principalmente sobre suas competências, pois se você for contratado, elas serão cobradas e você ficará com uma imagem ruim perante a empresa, podendo até perder o emprego.

No nervosismo de não saber como alcançar o estágio, é possível deixar escapar as respostas erradas ou até travar por não saber o que dizer, quando isso acontecer, só respire fundo e saiba que se não for desta vez, será em uma próxima, uma entrevista nunca é a última.

Mostre seus diferenciais

Durante os processos seletivos, lembre-se que existem diversos outros candidatos além de você, e que este trabalho é importante para eles também. Por isso é importante se destacar dentre eles para conseguir uma vaga de estágio. Principalmente se você não tem nenhuma experiência profissional.

Nesta jornada de como conseguir um estágio, os diferenciais podem vir em forma de projetos, atividade extracurricular e trabalho voluntário. Até um curso pode te ajudar a sobressair dentre tantos outros participantes. Por isso a RL&Associados tem cinco tipos de cursos para aprimorar seu currículo e habilidades. Entre no nosso site e conheça o que se encaixa melhor para você!

Todos os nossos cursos são EAD, então você faz quando e onde quiser!